domingo, 22 de junho de 2014

Mesas Redondas aprovadas:

1. Antropologia, Religião e Educação.

2. As faces do demônio: Representações do mal para católicos, evangélicos e espíritas.

3. Primeiras Experiências Etnográficas na Igreja Universal do Reino de Deus.

4. Infância e Fé: Olhares sobre crianças religiosas

5. O Xangô pernambucano em foco: Velhos problemas e novas abordagens.

6. Ouvindo o chamado divino: A construção da vocação entre católicos, espíritas e pentecostais.

7. Pessoa e poder transcendental no xangô e no pentecostalismo: Aproximações e afastamentos entre o axé que forma o filho de santo e a unção que preenche o crente pentecostal. 

8. Ayahuasca em contexto: Possibilidades etnográficas para compreensão do uso ritual de enteógenos no nordeste brasileiro.

MAIS DETALHES NA ABA "PROGRAMAÇÃO"

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Prazo para o envio de propostas de mesa redonda para a II Jornada do NERP prorrogado até 20 de Junho. Mais detalhes na aba "Edital".

domingo, 15 de junho de 2014

Com vistas a promover um espaço de debate, encontro e interlocução entre alunos e pesquisadores, além de divulgar as pesquisas em andamento dos membros-estudantes de nosso núcleo (estudantes de graduação e pós-graduação), a II Jornada do NERP A II Jornada do NERP acontecerá de 21 a 23 de Julho no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.

Desta feita o evento acontecerá em homenagem ao centenário de René Ribeiro, pensador que marcou o campo da antropologia nacional, e sobretudo pernambucana. Médico e antropólogo, René Ribeiro dialogou com diversos pesquisadores de ambas as áreas às quais se dedicava e imprimiu originalidade ao que se propunha estudar, seguindo de perto as influências de seus predecessores (nacionais e internacionais). Sem dúvidas, é por sua contribuição relativa ao campo das religiões afro-brasileiras que René Ribeiro ficou conhecido, contudo, nosso conterrâneo passou pelos campos da medicina, psicologia e relações raciais, além de ter estudado movimentos messiânicos no Brasil, aspectos do pentecostalismo e do catolicismo, sem esquecer de sua grande contribuição na docência e na fundação desta pós graduação, bem como de seu período como presidente da Associação Brasileira de Antropologia.

Esperamos que o evento possa trazer ao centro das discussões esta memória – coletiva - de René Ribeiro, intelectual de primeira grandeza para as Ciências Sociais, brasileira e pernambucana.